Páginas no Facebook que compartilham sites de baixa confiabilidade

Ranking dos Sites de Baixa Qualidade permite encontrar páginas no Facebook

Hoje faz um mês que a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram executados. E de lá pra cá, muitas máscaras caíram: enquanto o Brasil estava em choque, “movimento sociais” compartilharam mentiras sobre a vida da vereadora, facilitando ainda mais descobrir quem são e quais estratégias eles utilizam para manipular a população.

Depois que elaboramos o Ranking dos Sites de Baixa Qualidade (notícias falsas), fizemos uma longa pesquisa dentro do Facebook, colando as urls dos sites e selecionando páginas dos “movimentos sociais” como fonte de compartilhamento dentro da plataforma.

Foram encontradas publicações de 2015, perfil fake administrando diversas páginas, boatos que já foram desmentidos e sites que nem existem mais (páginas deletadas após os escândalos por compartilharem notícias falsas, como a do Ceticismo Político, do MBL). Com isso, ficou mais fácil descobrir quem são eles.

MBL: Movimento político possui relação com site que propagou boatos sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco

O objetivo aqui não é defender partidos ou políticos, mas denunciar quem são os grupos que manipulam a opinião pública com calúnias e táticas muito bem elaboradas de desinformação em massa.

Confira abaixo uma análise com alguns exemplos das páginas (avaliadas de acordo com o número – em milhares ou milhões – de seguidores):

Foto de Marielle Franco: por Raphael Medeiros – Lamparinascope.

Facebook Comments

Deixe uma resposta