Na Argentina, o aborto está sendo legalizado, fato que deixa os ativistas da causa ansiosos para que finalmente consigam o direito. Porém os que são contra aborto, estão muito irritados, a ponto de usarem a Mafalda, uma personagem muito famosa por lá, com o lenço azul azul claro que simboliza a militância contra o projeto da legalização. O projeto foi aprovado pela Câmara do país e no dia 8 de agosto será votado no Senado. A utilização da personagem foi questionada por seu criador, o desenhista Joaquín Lavado, mais conhecido como Quino, que fez questão de negar sua relação entre ele e Mafalda com essa campanha.
“Foram divulgadas imagens de Mafalda com o lenço azul claro que simboliza a oposição à lei de interrupção voluntária da gravidez. Não autorizei isso, não reflete minha posição e peço que seja removida. Sempre acompanhei causas sobre direitos humanos em geral e os direitos da mulher, em particular, e a elas desejo sorte em suas reivindicações”, escreveu Quino em comunicado divulgado nesta quinta (19) por sua família e publicado pela imprensa local.
A tensão entre defensores e opositores do projeto vai aumentando cada dia que passa. Na última quarta-feira (18), o presidente do país, Mauricio Macri, disse estar contente pelo fato de a Argentina estar debatendo “algo que antes era tabu”. Ele não expôs sua posição pessoal, mas importantes integrantes de seu governo e o próprio Macri já asseguraram que se a lei for aprovada pelos senadores não será vetada pelo Executivo.
A imagem de Mafalda com o lenço azul claro com o escrito “salvamos as duas vidas” chamou muita atenção entre os militantes pró-aborto. Em redes sociais, os comentários se multiplicaram, principalmente no Twitter. Internautas afirmam que não existem dúvidas sobre a posição da Mafalda em relação a personagem em relação ao aborto legal e brincam afirmando que a personagem de Quino que seria contra o projeto seria Susanita. Personagem que em uma das tirinhas, falou para a Mafalda que bastaria esconder os moradores de rua, quando a principal disse que ficava triste ao ver a condição dessas pessoas.
“Não consigo acreditar que os que são pró-aborto clandestino pensem que Mafalda colocaria o lenço azul claro. Nunca leram Mafalda e, se leram, nunca a entenderam”, escreveu @namirita.
“Não queiram inventar. Seria inadmissível que Mafalda não estivesse a favor do aborto legal, seguro e gratuito. Já podem imaginar o que pensaria Susanita”, escreveu @Irii_Lopez47.
Para os que ainda duvidavam sobre a posição da menina rebelde e revolucionária que continua tendo uma legião de fãs no mundo inteiro, as palavras contundentes de Quino terminaram com a polêmica.
Fonte: A Coluna