O problema de privacidade do WhatsApp

O WhatsApp tem um problema de privacidade e o UX possui lacunas irritantes.

Log de atividades exposto

Um cliente do WhatsApp para dispositivos Android permite que qualquer pessoa mantenha um registro de status online de qualquer número de forma arbitrária.

Isso pode ser usado para rastrear os dados de maneira significativa e não há como os usuários se protegerem, exceto abandonando completamente o WhatsApp.

Via: two-cents

A exclusão de contatos do usuário também é registrada.

A beleza disso é que a vítima pode estar usando o cliente oficial do WhatsApp para Android e nunca saberia que suas atividades estão sendo rastreadas.

Experiência do Usuário

Não conseguir arquivar ou silenciar, de fato, um grupo

Sempre que você arquiva um grupo ou o coloca no mudo, você continua vendo os emblemas de contagem de mensagens e o grupo sendo desarquivado automaticamente assim que uma nova mensagem é enviada. A única forma é saindo de um grupo ou abandonando por completamente o WhatsApp.

Ler recibos em mensagens de voz

Você não pode desativar recibos de leitura em mensagens de voz, nunca. Isso derrota totalmente os propósitos de desativar recibos de leitura.

Tudo o que você precisa fazer é enviar uma mensagem de voz a um usuário para ver se eles estão verificando suas mensagens. Surpreendentemente, está listado como um comportamento esperado na página de perguntas frequentes do WhatsApp. A única solução é abandonar completamente o aplicativo.

Então,

O WhatsApp falha não apenas na proteção da privacidade de seus usuários, mas também no fornecimento de uma experiência do usuário mais consistente. Obrigado.

Por Iko Uchiha
Versão em inglês no Two Cents

Imagem: Reprodução/TecMundo

Leia também:
Por que o WhatsApp nunca será seguro

https://t.me/somos99

Siga o nosso Canal no Telegram: https://t.me/somos99

Facebook Comments

Deixe uma resposta